Sintonizando o Bem-Estar: Transformando Práticas de Spa em Hábitos Diários

No final do ano passado decidi ir ao Brasil para passar o Natal com a família, mas antes, decidi passar alguns dias num spa para perder peso, desintoxicar, relaxar. Eu não estava bem, pois estava com disbiose há muitos meses, mesmo tendo feito uma tentativa de tratamento com acompanhamento de uma nutricionista. Os maus hábitos como uma alimentação ruim, estresse, ausência de exercícios físicos e ingestão alcoólica foram alguns dos gatilhos que me deixaram mal e com muita dificuldade de perder peso.  Foi então que decidi fazer uma intervenção, uma pausa na rotina e nos maus hábitos indo para um spa. Foram 5 dias com restrição calórica (700 calorias/dia), jejum, detox, desinflamação, desparatização, exercícios físicos, massagem, meditação. Confesso que não foram dias fáceis… mesmo o spa sendo maravilhoso.

Quelação de metais pesados e desparatização

Mas foi muito bom dar um tempo na rotina para cuidar de mim, e o melhor da experiência é que saí de lá com alguns novos hábitos que eu gostaria de compartilhar com vocês.

INGESTÃO DE ÁGUA

Pois bem, todos sabemos que é importante manter a hidratação tomando água diariamente. Você sabe a quantidade ideal de água para você? Então divida seu peso por 32 = o resultado é uma média da quantidade de água que você precisa tomar por dia. Mas saiba que os outros líquidos que você também toma não contam nessa estimativa.

Assim como eu, penso que você também acha que já toma essa quantidade de água por dia, uma vez que é só virar alguns copos de água de uma só vez que aí a meta está batida. Porém, o consumo da água deve ser feito de 3-4 goles a cada meia-hora, mais ou menos. Não precisa ficar psicopata com isso, mas mantenha um ritmo de consumir água durante o dia. Isso serve para manter a hidratação do corpo mais constante. O ideal é você marcar a quantidade de água que esta consumindo, pois você verá o que realmente você consome. Minha média estava de 2,3L/dia e achei que nunca tomei tanta água na vida rsrs.

Lá no spa, também nos encorajavam a tomar água com uma pequena pitada de sal integral, pois a conversa era de que a condutividade elétrica da água é aumentada com a presença do sal, facilitando assim a absorção da mesma pelas células, ou seja, melhorando a hidratação. Adicionar sal de fato aumenta a condutividade elétrica da água, porém, num mundo com alimentação tão industrializada e com excesso de sódio, não penso ser o ideal, ainda mais pra mim, que sofro com a pressão alta. Embora eu tenha ouvido rumores de que atualmente o sal não é mais o principal vilão do aumento de pressão, há controvérsias entre profissionais da saúde sobre a necessidade de adicionar o sal (INTEGRAL) na água e como eu já não trabalho mais na área da saúde, vou me abster de escolher um lado. Se quiserem ouvir um pouco sobre a adição de sal integral na agua (clique aqui). Esta informação se encontra no perfil no Instagram do Dr. Monteze. Gosto muito do conteúdo dele.

USO DE LUZ VERMELHA ANTES DE DORMIR

No quarto do spa éramos incentivados a usar apenas a luz vermelha que iluminava a cabeceira da cama e no banheiro. Isso porque a luz vermelha é excelente estimuladora de produção da melatonina. Já ouvi que as cores do sol ao se pôr são a faixa de cores que estimulam a produção da melatonina.

Como muitos já sabem, a melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal no cérebro e desempenha diversas funções no organismo, principalmente no controle do ciclo sono-vigília. Aqui estão algumas das funções da melatonina: (dados do ChatGPT – acesso 13 março 2024)

1. Regulação do Sono:

   – A melatonina é produzida em resposta à escuridão e sinaliza ao corpo que é hora de dormir. A suplementação de melatonina é frequentemente usada para tratar distúrbios do sono.

2. Controle do Ritmo Circadiano:

   – A melatonina ajuda a sincronizar os ciclos biológicos com as mudanças diárias no ambiente, como luz e escuridão.

3. Propriedades Antioxidantes:

   – A melatonina possui propriedades antioxidantes, o que significa que ela pode ajudar a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres.

4. Sistema Imunológico:

   – A melatonina tem efeitos moduladores sobre o sistema imunológico, podendo influenciar a resposta imunológica a diferentes estímulos.

5. Funções Reprodutivas:

   – A melatonina também desempenha um papel nas funções reprodutivas, incluindo a regulação do ciclo menstrual e a modulação da fertilidade.

6. Proteção Cardiovascular:

   – Há evidências sugerindo que a melatonina pode ter efeitos benéficos na proteção cardiovascular, ajudando a regular a pressão arterial e reduzir a inflamação.

7. Saúde do Trato Gastrointestinal:

   – A melatonina pode influenciar as funções gastrointestinais, incluindo a regulação dos movimentos intestinais.

8. Resposta ao Estresse Oxidativo:

   – A melatonina pode atuar como um redutor do estresse oxidativo, ajudando a minimizar os danos causados por espécies reativas de oxigênio.

9. Cicatrização de Lesões:

   – Em alguns estudos, a melatonina demonstrou ter efeitos positivos na cicatrização de lesões e na recuperação pós-traumática.

Muito interessante os benefícios, certo? Por isso, aqui em casa comprei uma fita de luz de LED que oferece diferentes cores e intensidades e coloquei na cabeceira da minha cama. Todos os dias, antes de dormir, acendo essa luz vermelha por alguns minutos. As vezes até durmo com ela ligada rsrs.

Que se inicie a produção de melatonina 😉

O IMPACTO DO SEU AMBIENTE NA SUA SAÚDE

Por quê você acha que nos spas eles colocam aquelas musiquinhas com sons de harpa, flauta, canto de pássaros, sons de água corrente e vento suave??

Eles propositadamente querem criar uma atmosfera tranquila e pacífica, muitas vezes com o objetivo de promover o relaxamento e o bem-estar. O ritmo é lento e suave, promove harmonia, tranquilidade, paz.

Além disso, algumas músicas de spa incorporam técnicas como frequências binaurais ou ondas cerebrais, que podem ser destinadas a induzir estados mentais relaxados para o alívio de estresse.

Agora, te pergunto: o que você tem ouvido/lido diariamente? Você seleciona a qualidade do que lê ou ouve? Se você fica só ouvindo reclamações ou fazendo reclamações, ouve notícias ruins, músicas de sofrência, fofocas… qual o impacto disso em você? Pense, se uma música tem poder de te acalmar e te colocar num estado de relaxamento, o que você acha que o contrário faz?

O estresse pode ter uma variedade de impactos significativos no organismo, afetando tanto o bem-estar mental quanto o físico. Com a ajuda do ChatGPT, aqui está um resumo dos principais impactos do estresse no organismo:

1. Sistema Nervoso Central:

   – O estresse ativa a resposta de “luta ou fuga”, levando à liberação de hormônios como cortisol e adrenalina. Essa resposta, se crônica, pode afetar negativamente o sistema nervoso central, contribuindo para ansiedade, depressão e dificuldades de concentração.

2. Sistema Cardiovascular:

   – O estresse crônico está associado a aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e maior risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, aterosclerose e doenças cardíacas.

3. Sistema Imunológico:

   – O estresse prolongado pode comprometer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções e doenças. A capacidade do organismo de combater patógenos pode ser reduzida.

4. Sistema Digestivo:

   – O estresse pode levar a problemas digestivos, como indigestão, síndrome do intestino irritável (SII), úlceras e outros distúrbios gastrointestinais. A ingestão alimentar pode ser afetada, resultando em hábitos alimentares não saudáveis.

5. Sistema Endócrino:

   – A liberação crônica de cortisol devido ao estresse pode afetar o equilíbrio hormonal. Isso pode contribuir para desregulações no ciclo menstrual, ganho de peso, resistência à insulina e outros problemas endócrinos.

6. Sistema Muscular:

   – O estresse crônico pode causar tensão muscular, dores e desconfortos. Em casos extremos, pode contribuir para condições como a síndrome da tensão muscular.

7. Sistema Respiratório:

   – Em situações estressantes, a respiração pode tornar-se rápida e superficial. O estresse crônico pode contribuir para problemas respiratórios, como asma e dificuldades respiratórias.

8. Pele:

   – Problemas de pele, como acne, eczema e psoríase, podem ser exacerbados pelo estresse. Além disso, o estresse pode contribuir para o envelhecimento prematuro da pele.

9. Distúrbios do Sono:

   – O estresse pode levar a distúrbios do sono, como insônia e sono interrompido. O sono inadequado, por sua vez, pode agravar ainda mais os impactos negativos na saúde.

10. Comportamentos de Enfrentamento Não Saudáveis:

    – Em resposta ao estresse, algumas pessoas podem recorrer a comportamentos de enfrentamento não saudáveis, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, alimentação emocional ou falta de exercício, o que pode agravar os impactos negativos.

Aham minha gente, o estresse acaba com a gente. Por isso, sejam mais cautelosos com quais músicas, notícias e conversas vão fazer parte da sua vida de agora em diante.

“Ah, só passa notícia ruim na TV”… Faz o que então? Não assiste, uai. Eu, particularmente gosto de colocar no youtube ou spotify músicas para meditar (pesquisem por frequência da paz, da gratidão, do equilíbrio). Procurem um tempinho do dia para silenciar a mente ouvindo essas frequências. É muito bom 😉

Bom, eu sei que me empolguei nesse post. Está longo demais. Ainda tenho mais algumas dicas do spa, mas acho que vou deixar isso para outro post!!

Espero que tenham gostado!!

Um abraço,

Karen Dykstra Carmona