Que tal começar o dia com uma opção extra para o café da manhã? A tapioca vem ganhando cada vez mais espaço, ela tem sido a opção de muitas pessoas celíacas ou que querem perder peso, substituindo o pão branco.
É um alimento neutro, sem cheiro, sabor ou acidez, de fácil digestão, tem poucas calorias, não contém sódio, gordura e não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo, e aumento da gordura abdominal. Como a tapioca é constituída por um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras, ela é um alimento de alto valor glicêmico, portanto de rápida absorção. Para deixa-la mais nutritiva é interessante adicionar na massa chia, linhaça, amaranto, quinoa, fibra da banana verde, etc, tornando-o um alimento de baixo índice glicêmico, levando a uma absorção mais lenta, podendo ser consumido também pelos diabéticos.
Valor nutricional da tapioca: 50 gramas da massa têm 70 calorias, contra um pão francês de 50 gr tem 135.
Modo de preparo:
Massa já hidratada:
Em uma frigideira anti-aderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira. O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa.
O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar.
Não deixe escurecer nem endurecer, e agora só rechear…
Outra dica: Tapioca colorida (essa é interessante para as crianças)
Hidratar a massa em casa, com sucos naturais por ex: suco de couve, beterraba, cenoura…
Para cada Medida:
Para cada xícara de polvilho, 1/2 xicara de suco
Adicionar o suco aos poucos no polvilho e misturar. Ele forma umas bolinhas (pelotinhas). Misture bem tente “destruir” essas bolinhas. Depois é só peneirar o polvilho, e esta pronta para uso. Pode congelar a massa e usar a quantidade necessária.
Mas….cuidado com os recheios!!!
Os melhores recheios são: frutas, queijos brancos, queijo cottage, ricota, requeijão, atum presunto magro, carnes magras (peru, frango desfiado, camarão), vegetais como brócolis com requeijão, ovo adicionada na massa. Aqui vale a criatividade, pode ser consumida também na hora do jantar em forma de pizza, uma opção seria com molho de tomate, queijo branco, tomate cereja e manjericão. Mas sempre vale lembrar que deve ser consumido com moderação.
Curiosidade!!
A tapioca também conhecida como beiju é uma iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, É um alimento feito com a fécula extraída da mandioca, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). A massa pronta pode ser encontrada em qualquer supermercado.
Autora: Iolande Aardoom