Festa de criança!

kids-birthday-party-games

Começa o ano escolar e também as festinhas de aniversário!! Fui a 2 mega eventos, em buffets infantis e me senti profundamente triste… A criançada não, estava lá, agitando horrores! Pobres monitores! rs Mas vou explicar a minha tristeza…

Procuro sempre oferecer uma dieta mais equilibrada para meus filhos e já aceitei que em festa de criança, a gente de “libera” “algumas” “porcarias”… Numa das festinhas, colocaram ao alcance das crianças M&Ms, marshmallows, balas de goma, nuggets, pasteizinhos, batata frita e refrigerantes. Nenhuma frutinha ou alguma proposta de alimento mais saudável. Ou seja, vai comer caloria vazia! Claro que no dia seguinte tinha criança com dor de barriga…

mesa de doces

Lembro dos aniversários de antigamente, onde a família que preparava os quitutes… Se tinha fritura? Inevitavelmente tinha, mas era tudo fresquinho e sem aditivos… Tinha empadão, torta salgada de legumes, bolinho de carne temperadinho com sal e cheiro verde, torradinha com patê de atum, sanduíches naturais, pepino em conserva com queijinho no palito, salada de fruta e também a famosa gelatina no copinho. Ah, refrigerante não tinha tão acessível como hoje, felizmente! Não tinha esses nuggets, cheios de aditivos e fingindo ser carne e somente opções salgadas fritas… Claro que os tempos mudaram… a dinâmica familiar não permite mais que façamos absolutamente tudo da festa para controlar a qualidade do que se põe na mesa.

Existem hoje alguns profissionais inovando nesta área de buffet infantil, e tenho gostado muito da idéia… E aí aproveito também para deixar a minha dica:

inspiraçao
Imagem do Site: dicasdamaedipa.blogspot.com

– Procure versões integrais de salgados.

– Ofereça opções mais naturais (faça o nugget com frango de verdade e com ervas naturais), suco de fruta natural ou de uva integral.

milho

– Prefira salgados assados pois contêm menos calorias e são mais saudáveis (esfihas, pastel assado, folhados e pão de queijo).

– Por que não oferecer sanduíches naturais? São deliciosos, nutrem e sustentam bem mais do que os doces!

sanduiches
Imagem do site copegourmet.blogspot.com

– Frutas (espetinhos de fruta ou até mesmo formatos diferentes e divertidos da fruta tem mais apelo visual).

melancia

bananas
Imagem do site: www.macetesdemae.com

– Iogurtes ao invés de refrigerantes.

– E água, muita água para matar a sede!!

Sei que há receio de que haja pouca aceitação das crianças, porém entupí-las de açúcar, gordura, corantes, aditivos é um problema a ser encarado no futuro… É sabido que crianças tem um comportamento espelho e quando convivem com mais crianças numa festa, tendem a aceitar mais o alimento oferecido. Encorajá-las só trará benefícios.

Vamos aproveitar o momento de festa para oferecer coisas gostosas e saudáveis… e se você acredita que para ser gostoso não dá pra ser saudável, talvez a mudança tem de começar pela sua cabeça!

Nutricionista Karen Dykstra Carmona