Frutas Vermelhas

Quando comprei esses morangos deliciosos, orgânicos me inspirei…Gosto muito dessa época do ano, Natal, frutas vermelhas, além de serem muito saborosas, também são muito decorativas e, a melhor notícia…. podemos encontrar com mais facilidade, porque é época de safra!! (novembro a fevereiro).

morangos
Foto by Iolande

 Morango, cereja, framboesa, ameixa, melancia, amora vermelhas e pretas, uvas, mirtilo (blueberry) ….tem como não gostar??  E ainda… elas são poderosas aliadas à boa saúde!!

cerejas

 As frutas vermelhas apresentam pigmentação vermelha ou arroxeada, que são responsáveis por suas incríveis propriedades antioxidantes. Elas são ricas em antocianinas, compostos fenólicos com potente ação antioxidante no organismo. Elas atuam contra o envelhecimento celular, reforçando o sistema imune e prevenindo doenças. E também são repletas de vitamina C, antioxidante natural que reforça a defesa do corpo contra infecções e mantém a elasticidade da pele entre outras funções, ela é importante na síntese de colágeno.

blueberry

O mirtilo (blueberry), apesar de ter cor azul, pertence à família das frutas vermelhas e é um fruto que contém muitos antioxidantes, estes consistem num grupo de minerais e vitaminas. O consumo de blueberry traz benefícios à nossa saúde, como a melhora a nossa memória e coordenação motora.

 Para termos todos os benefícios dessas frutas, após a higienização correta, (saiba mais no post Desinfecção de Frutas e Hortaliças), precisamos consumi-las in natura, ou na forma de polpa congelada ou desidratada.

Uma boa dica é colocar as frutas vermelhas em saladas de frutas ou misturadas em iogurtes (para saber mais, clique aqui), shakes, ou até em forma de geléia. Frutas vermelhas também são uma excelente e deliciosa opção de lanchinho entre as refeições!

 

Torta de Frutas Vermelhas

torta frutas vermelhas

Ingredientes:

200 gr de biscoito de chocolate

60 gr de manteiga

1 pote de nata fresca

100g de cream cheese

3 colheres (sopa) de açúcar

Frutas vermelhas

 Modo de preparo:

Para o fundo da torta: Moer os biscoitos e juntar a manteiga derretida. Colocar em uma forma redonda com fundo removível e assar por +- 10 min.

Para o recheio: Bater a nata fresca com açúcar até ficar em ponto de chantilly (cuidado para não talhar). Incorpore a cream cheese.

Para a cobertura: usar as  frutas frescas ou em forma de calda, segue a receita logo abaixo.

Receita cedida pela Adrianne Dykstra Dzazio

 Calda ou geléia de frutas vermelhas

 Ingredientes:

450 gr de morangos orgânicos

225 gr de framboesa orgânicos (opcional, pode colocar 225 gr de morangos)

675 gr de açúcar cristal

Raspas de ½ limão

 Modo de preparo

1º Passo: Após os morangos devidamente higienizados, colocar os morangos em uma panela de fundo grosso com 150ml de água e as raspas de limão, deixe ferver em fogo baixo +- em torno de 30 minutos. Junte as framboesas e cozinhe até soltar bastante suco.

2º Passo: Adicione o açúcar e mexa até dissolver por completo o açúcar, aumente o fogo e ferva por mais 15 minutos ou até atingir o ponto(ou para calda ou geléia) Remova com uma escumadeira a espuma que se forma na superfície e no final coloque uma bolinha de manteiga para dar um brilho na geléia.

3º Passo: Com auxílio de uma concha coloque a geléia em potes de vidro (higienizados) e ainda quentes. Tampe, e rotule (data de fabricação), guarde em local fresco e escuro. Após aberto guarde em geladeira.

 

Autora: Iolande Aardoom