CARBOIDRATOS: Comer ou não comer? Eis a questão!

piramide

Os carboidratos conhecidos como energéticos, fornecem energia ao nosso organismo. Uma das primeiras medidas de quem deseja emagrecer é cortar os carboidratos da sua dieta. No início até funciona, mas a falta pode trazer consequências prejudiciais. “Se a quantidade ingerida de carboidrato for muito pequena, o corpo entra em gliconeogênese e usa massa magra como fonte de energia”, ou seja irá queimar músculo!!! 

Os carboidratos fazerem parte da dieta de “forma equilibrada” e tem efeito protetor para a imunidade, humor, raciocínio, disposição, sono, ganho e perda de peso….sendo essencial para manter ou aumentar a nossa massa muscular. Para manter um corpo saudável, cerca de 50% a 60% do valor calórico diário, deve vir dos carboidratos onde cada grama fornece 4 calorias. Para entender melhor temos os carboidratos “ruins” e os “bons”…..ou seja, os simples e compostos.

 Os carboidratos são encontrados no leite, massas, pães, torradas, biscoitos, batatas, cereais como o arroz, feijões, frutas, nozes e hortaliças. Estes alimentos citados são classificados em simples e complexos, os quais desempenham papéis diferentes em nosso organismo.

Carboidratos simples: por apresentarem estrutura química reduzida, são facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo. Como a digestão é mais rápida, logo temos fome novamente, e aí que mora o perigo….comemos novamente e…. engordamos!!! Exemplos de alimentos: alimentos processados como macarrões, biscoitos brancos, pães brancos, sucos de caixinha, refrigerantes, doces, balas, mel, xarope de glicose, leite, açúcares refinados, farinhas refinadas, batata inglesa etc. Aqui deu pra perceber quais são os carboidratos ruins…

carboidratos

Carboidratos complexos os bons…encontrados em alimentos como amido e celulose, que garantem mais saciedade por terem uma digestão mais lenta, o que faz com que o estômago demore mais para sentir fome novamente. Isso acontece porque esse tipo de nutriente é rico em fibras e tem baixo índice glicêmico, e com consumo moderado auxilia no processo de emagrecimento. São encontrados em cereais integrais, arroz, massas integrais, pães integrais, batatas, mandioca, leguminosas, frutas com casca, verduras…..

carboidratos complexos

Incluindo carboidratos na nossa dieta, evitamos ter um ímpeto compulsivo por carboidratos cedo ou tarde, porque isso vai acontecer…o corpo em algum momento vai reclamar!!! A falta de carboidratos pode levar à constipação, assim como aumentar as dores de cabeça, fadiga, dor muscular, mau hálito, baixa da serotonina, etc..

A quantidade de carboidratos que devemos ingerir diariamente, depende de cada indivíduo, peso, se leva uma vida sedentária ou não… O melhor é fazer uma avaliação com seu nutricionista.

 

DICA: Ingerir muita água ajuda o corpo a liberar toxinas, e uma reeducação alimentar contribui para que a perda de peso seja mantida de maneira saudável e eficiente.

 

Autora: Iolande Aardoom

 

 

 

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