ABACATE PODE SIM SENHOR!

Partiu comer abacate……

abacate ao meio
Foto de Margriet Dykstra

O abacate (Persea americana) é uma fruta nativa do México e está cada vez mais presente na mesa do brasileiro em preparações doces e salgadas. A fruta contém vitaminas A, E, C, potássio, magnésio, glutationa e luteína, além disso, devido sua ação anti-inflamatória atua no tratamento de acne e celulite. Muitas pessoas evitam consumir o abacate porque acham a fruta muito gordurosa e calórica, E É!! Mas… ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada (gordura do bem) que ajuda na redução do colesterol “ruim” LDL e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Consumi-lo duas a três vezes por semana não engorda pois outro benefício é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento, devido ao seu teor de fibras, promovendo maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Só atenção com a quantidade de açúcar usada para acompanhar a fruta!

abacate no prato
Foto de Margriet Dykstra

Que tal experimentar essa receita básica e serví-la de várias formas????

Receita de guacamole básica:

Guacamole

1 abacate médio maduro

1 tomates picados sem pele e sem sementes

1 cebola roxa pequena picada

1 dente de alho (opcional)

Coentro (opcional)

Pimenta do reino moída

Limão e sal para temperar

Modo de preparo:

Lave o abacate, corte ao meio, retire a polpa com uma colher. Amasse a polpa com um garfo. Reserve refrigerado. Tempere o abacate com limão, sal e pimenta a gosto. Pique a cebola e junte ao abacate. Se a cebola for muito ácida coloque de molho por alguns minutos na água e gelo. Junte a cebola com o abacate mais o tomate picado. Está pronto para servir.

O guacamole pode ser usado em sanduíches naturais, hambúrgueres. Outra opção depois de preparar o guacamole básico, servi-lo com camarões grelhados. Guacamole com doritos….. Dê asas a sua imaginação!!

 O abacate também pode ser congelado. Retire a polpa, amasse com um garfo, coloque algumas gotas de limão, e esta pronta para ser congelada.

abacate com limão
Foto de Margriet Dykstra

Ah, o abacate é tão bom que até os passarinhos já o incluíram na sua dieta :o)

abacate comido
Foto de Margriet Dykstra

Autora: Iolande Aardoom

Deixe uma resposta