Resultado da Enquete “Qual tipo de arroz engorda menos?”

Imagem do site: www.clicmercado.com.br
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Vamos então ao resultado da enquete: total de 25 votos.

Quantidade de Votos Tipo de arroz
11  votos ou 44% Arroz integral
9 votos ou 36% Arroz branco
5 votos ou 20% Arroz parboilizado

 

Para a resposta da  Enquete do Arroz, estou me baseando no índice glicêmico dos 3 tipos mencionados na enquete: Branco, Integral e Parboilizado. Vamos considerar que,  quanto menor o índice glicêmico – menos engordamos… Observem a tabela com os valores de índice glicêmico de cada arroz:

Índice glicêmico (adaptado) de acordo com a FAO/WHO, 1998:

Tipo de arroz Indice Glicêmico
Arroz branco 81  (pode ter + ou – 3)
Arroz parboilizado 68 (pode ter + ou – 4)
Arroz integral 79

 

          Então, nosso campeão:  Arroz parboilizado!!  o//

     Isso mesmo… contrariando a maioria dos votos, o parboilizado quem sabe se torne o queridinho de nossas mesas!!

        A maioria dos votos foi para o arroz integral. Acho que até uma resposta um pouco óbvia para muitos. Também achei controverso os dados da tabela acima, uma vez que a quantidade de fibras deveria ser um fator determinante para a diminuição do índice glicêmico… Enfim, vou discorrer um pouco sobre a literatura que encontrei a sobre o possível motivo do índice glicêmico do arroz parboilizado ser menor do que do arroz integral.

 

Sobre o arroz parboilizado

Imagem do site: espacodanutricao.wordpress.com
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          A palavra parbolizado teve origem a partir da adaptação do termo inglês “parboiled” que por sua vez se refere a  “partial boiled”- parcialmente fervido.

       A parboilização fixa a concentração de vitaminas e sais minerais nos grãos e modifica os grânulos de amido no seu interior, tornando-o mais resistente a digestão, diminuindo assim, seu índice glicêmico.

        Além disso, esse tipo de arroz permite menor quantidade de óleo durante o preparo para ficar “soltinho”.

 

Sobre o arroz branco (ou polido):

Imagem do site: www.showdereceitas.com
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          É o que tem maior aceitação, por ter sabor mais neutro e permitir melhor combinação com outros alimentos. Esse tipo de arroz é um alimento altamente digerível, e portanto, com alto índice glicêmico (é o tipo que mais engorda).

         O processo de polimento ocasiona perda de parte das vitaminas, minerais e fibras dietéticas, ou seja, torna o arroz pobre em micronutrientes.

 

Sobre o Arroz Integral

Imagem do site: entretenimento.r7.com
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          O arroz integral é mais nutritivo em relação ao polido, pois não sofre polimento e perda de micronutrientes. É também mais saudável do que o arroz parboilizado, uma vez que contem maior quantidade de fibras. Para uma adulto, a recomendação de fibras é de 25 – 30g por dia…. Consumir o arroz integral poderia ajudar a  alcançar a cota diária (além das frutas e verduras – claro!).

       A aceitação deste arroz é menor, devido ao seu sabor diferenciado e reduzida vida de prateleira.

         Há porém uma versão de arroz PARBOILIZADO INTEGRAL que não foi adicionado a esta enquete,  e que achei interessante comentar.  Por ser integral (tem-se os benefícios de manter as fibras) e por ser PARBOILIZADO (diminui o índice glicêmico)… ou seja, essa seria a melhor opção de arroz para consumir diariamente – tipo 2 em 1! rs

       Quero salientar que: existem cada vez mais evidencias de que a grande variação nas respostas glicêmicas resultantes do consumo de arroz ocorrem, em parte, devido as variações nas propriedades fisio-quimicas das cultivares, mas também podem estar relacionadas ao tipo de processamento ao qual os grãos são submetidos (parboilizado, polido ou integral)”. (PASCUAL, 2010).

 

Segue abaixo os valores calóricos dos tipos de arroz que mais comumente consumimos.

Valores calóricos de cada tipo de arroz em 25g de arroz cru:

Arroz branco – 91,24 Kcal

Arroz parboilizado  – 87Kcal

Arroz integral – 92,5 Kcal

* Arroz parboilizado integral  – 83,5 Kcal

 

Eu já comprei meu arroz parboilizado integral, e você – partiu?

 

Autora: Karen Dykstra Carmona

 

Referencias:

– PASCUAL, C. S. C.I. Efeitos da parboilização do arroz (Oryza sativa L.) integral sobre os compostos bioativos e a disponibilidade do amido. São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde…/CristinaPascual.pdf . Acesso em: 16 de julho de 2014.

– CARUSO, L. MENEZES, E. W. Índice glicêmico dos alimentos. Disponível em: file:///C:/Users/Karen/Downloads/indice%20glicemico%20artigo.pdf. Acesso em: 16 de julho de 2014.

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