Fome Oculta

Fome oculta = Fique atento!!!

Infelizmente ainda temos um problema grave em nosso país de desnutrição, em especial nas classes socioeconômicas menos favorecidas, mas aqui quero ressaltar a Síndrome da Fome Oculta, a qual pode atingir todas as classes sociais.

Fome Oculta – “é uma desnutrição decorrente da adoção de hábitos alimentares errôneos e inadequados, resultando em um desequilíbrio ou desajuste alimentar”.

Comer é uma necessidade básica, instintiva, vital, além de um prazer!!… Desde que você escolha o alimento e não o alimento escolha você… Quando um alimento nos escolhe, cuidado, será que você esta sofrendo dessa síndrome?

 fomeoculta Na correria do dia-a-dia acabamos deixando de lado a alimentação saudável, optando por refeições rápidas e fora de casa, ricas em gorduras saturadas, glutamato de sódio e pobre em fibras, vitaminas e minerais. Nosso organismo necessita de substâncias contidas nos alimentos como está representada na figura acima, que são indispensáveis ao crescimento, e desenvolvimento e ao perfeito funcionamento do organismo.

 Outro agravo são as dietas sem prescrições individuais….para correr atrás de um corpo perfeito, pessoas são capazes de abolir alimentos saudáveis por medo, acreditem….medo de engordar!! Também temos crianças, adolescentes e adultos que parecem bem “alimentadas”, mas será que estão bem nutridos?

O problema é que a maioria das deficiências nutricionais é silenciosa. O indivíduo só começa a desconfiar, sobre a carência de algum nutriente quando os agravos já são visíveis como rugas, flacidez, pele sem vida, opaca, cabelo sem brilho e em queda livre, unhas quebradiças, sono, apetite fora de hora, mal funcionamento do intestino, fraqueza, cansaço, dentes fracos e baixa imunidade…..Como podemos mudar tudo isso? Mudando o hábito alimentar.

  – Quantas refeições você faz ao dia?

O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, sendo 3 refeições principais ( desjejum, almoço e jantar) e 2 lanches leves entre eles, mais um lanchinho leve à noite. Dessa forma você mantém o metabolismo ativo. Não pule refeições, pois isso vai fazer você comer muito mais na próxima refeição. Quanto mais colorida e variada a nossa alimentação mais vitaminas e minerais estaremos ingerindo.

 balanca

 

Vale ressaltar que cada pessoa tem sua individualidade química, procure um nutricionista pois, “Alimentos que para um são remédios, para outros amargos venenos” Lucrécius.

Autora: Iolande Aardoom

Referências

HACK. J.A.S. Atividades interativas e de pesquisa para abordagem do tema: alimentação e fome oculta. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unicentro_cien_artigo_joseila_aparecida_sipp_hack.pdf>.

BITTENCURT. P. Nutrição funcional. Disponível em:  <http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/documentos/nutricaofuncionalteoriaepratica.pdf>.

2 thoughts on “Fome Oculta

Deixe uma resposta