Com vocês… a Tapioca!

tapioca ioio

Que tal começar o dia com uma opção extra para o café da manhã? A tapioca vem ganhando cada vez mais espaço, ela tem sido a opção de muitas pessoas celíacas ou que querem perder peso, substituindo o pão branco.

tapioca

É um alimento neutro, sem cheiro, sabor ou acidez, de fácil digestão, tem poucas calorias, não contém sódio, gordura e não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo, e aumento da gordura abdominal. Como a tapioca é constituída por um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras, ela é um alimento de alto valor glicêmico, portanto de rápida absorção. Para deixa-la mais nutritiva é interessante adicionar na massa chia, linhaça, amaranto, quinoa, fibra da banana verde, etc, tornando-o um alimento de baixo índice glicêmico, levando a uma absorção mais lenta, podendo ser consumido também pelos diabéticos.

 

Valor nutricional da tapioca: 50 gramas da massa têm 70 calorias, contra um pão francês de 50 gr tem 135.

 

Modo de preparo:              

panela

Massa já hidratada:

 

Em uma frigideira anti-aderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira.  O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa.

 

O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar.

Não deixe escurecer nem endurecer, e agora só rechear…

 

Outra dica: Tapioca colorida (essa é interessante para as crianças)

Imagem do site: nacasadama.blogspot.com
Imagem do site: nacasadama.blogspot.com

Hidratar a massa em casa, com sucos naturais por ex: suco de couve, beterraba, cenoura…

Para cada Medida:

Para cada xícara de polvilho, 1/2 xicara de suco

Adicionar o suco aos poucos no polvilho e misturar. Ele forma umas bolinhas (pelotinhas). Misture bem tente “destruir” essas bolinhas. Depois é só peneirar o polvilho, e esta pronta para uso. Pode congelar a massa e usar a quantidade necessária.

 

Mas….cuidado com os recheios!!!

Os melhores recheios são: frutas, queijos brancos, queijo cottage, ricota, requeijão, atum presunto magro, carnes magras (peru, frango desfiado, camarão), vegetais como brócolis com requeijão, ovo adicionada na massa. Aqui vale a criatividade, pode ser consumida também na hora do jantar em forma de pizza, uma opção seria com molho de tomate, queijo branco, tomate cereja e manjericão. Mas sempre vale lembrar que deve ser consumido com moderação.

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Curiosidade!!

A tapioca também conhecida como beiju é uma iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, É um alimento feito com a fécula extraída da mandioca, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). A massa pronta pode ser encontrada em qualquer supermercado.

 

Autora: Iolande Aardoom

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