Nascidos para Feder

Na linguagem coloquial, flatulência é muitas vezes referida, em baixo calão, como “pum”, “peido”.

DO QUE O PUM É FEITO?

É uma mistura variável de gases inodoros, que engolimos ao longo do dia, e, claro, dos fedorentos compostos gasosos produzidos no intestino. Com vocês, o roteiro da “superprodução” NASCIDOS PARA FEDER!! rs

A alimentação pode ser considerada como um dos fatores comportamentais que mais influencia a qualidade de vida das pessoas. Após o alimento ser mastigado, engolido, ela passa pelo estômago, onde o ácido clorídrico é liberado, quebrando moléculas dos alimentos grandes em menores, e liquefação do bolo alimentar, agora chamado de quimo.  O quimo será absorvido no intestino delgado que é a primeira porção do intestino aonde acontece a absorção de todos os nutrientes e vitaminas. O quimo não digerido entra no intestino grosso que agora já é considerado lixo.

Ok… mas porque tenho problemas com PUM???

Imagem do site: http://www.androidpit.com.br/pt/android/market/apps/app/com.ape.soundboard.fartmachine/maquina-de-pum

A maior parte dos gases é produzida no intestino, por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases, produzindo entre eles o hidrogênio, o dióxido de carbono e o metano.

Lista de alimentos flatulentos:

  • Vegetais: agrião, acelga, alho, cebola, brócolis, couve, couve-flor, repolho, batata doce, gengibre, couve de Bruxelas, chucrute, ervilha verde, milho verde, mostarda, pepino, nabo, rabanete, pimentão, pimenta do reino;
  • Doces: caramelos, bolos, bombom, chocolate, doce em pasta, açúcar em excesso;
  • Queijos: principalmente os de alta concentração como mussarela, parmesão, roquefort, gorgonzola;
  • Leguminosas: ervilha, grão de bico, feijão, lentilha, soja;
  • Frutas: abacate, goiaba, maçã, pera crua, melão, melancia, passas;
  • Bebidas: soda, Coca-Cola, café, todas as bebidas com gás;
  • Adoçantes: alimentos contendo sorbitol, como dietéticos, balas e chiclete dietéticos;
  • Outros: condimentos em excesso, alimentos crus ou fritos, alimentos oleaginosos (avelãs, nozes).

É interessante saber que apesar de existirem alimentos considerados flatulentos esse fato não ocorre em todas as pessoas igualmente, isso se deve muitas vezes ao desequilíbrio entre tipos de bactérias benéficas e patogênicas presentes no intestino. Lembro que uma professora na faculdade sempre dizia..”ah…16 pums pode, mais do que isso você pode estar sofrendo de disbiose!!!”, esclarecendo então porque algumas pessoas produzem mais gases do que outras.

O QUE É DISBIOSE?

O intestino não consegue digerir e absorver bem os alimentos. No nosso organismo, 100 trilhões de bactérias de mais de 400 espécies diferentes vivem em um delicado balanço. A nossa flora intestinal tem funções importantes como a síntese de algumas vitaminas e a defesa do nosso organismo.

Por isso a maneira mais simples de evitar a flatulência é pela mudança na alimentação favorecendo uma flora intestinal equilibrada, para isso:

  •  Mastigue bem os alimentos. Engolir a comida sem mastigá-la direito e às pressas atrapalha a digestão e o bolo alimentar pode chegar ao intestino sem estar digerido adequadamente.
  • Comer muito rápido favorece a formação de pum.
  • Não falar enquanto esta comendo.
  • Evitar os alimentos flatulentos que te causem desconforto ou constrangimento.
  • Não se esqueça de que distensão abdominal ou excesso de gases podem estar relacionados aos hábitos alimentares e à dieta. O consumo de bebidas gaseificadas pode originar gases nos intestinos e causar dor abdominal.
  • E… cuidar muito bem da saúde do seu intestino.
  • Beber água, pelo menos 1,5 l/dia.
Imagem do blog Três filhos de Francisco!

CURIOSIDADES:

  1. Mulheres soltam PUM tanto quanto homens? Sim, o caso é que os homens têm mais orgulho disso!!
  2. Soltamos PUM, por volta de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 peidos. “Eles são liberados a qualquer hora do dia ou da noite, quer estejamos acordados ou dormindo”.
  3. Segurar PUM, não adianta, cedo ou tarde, ele vai sair…
  4. PUNS mais barulhentos contêm mais metano, que é um gás inodoro. Já os silenciosos têm uma maior concentração de enxofre, por isso o mau cheiro.

Autora: Iolande Aardoom

ALMEIDA, L. B.; MARINHO, C. B.; SOUZA, C.. S.; PEREIRA, V.B. Disbiose Intestinal. Revista Brasileira Nutrição Clinica v.24 (1): p 58-65., 2009.

Deixe uma resposta