O QUE É QUE A BANANA VERDE TEM??

Vitaminas, minerais, carboidratos… Tem uma qualidade nutricional impressionante!!!

Você viu na escala Bristol (no post – Antes de puxar a descarga) que seu intestino não anda muito bem… Então voltou a consumir mais água, vegetais, frutas, etc… mas para recuperar ainda mais a saúde do seu intestino, que tal uma receita muito simples e barata de biomassa?

A biomassa é feita da polpa da banana verde cozida, apresentando alto conteúdo de amido resistente, que é parecida ao da fibra alimentar. Essa fibra serve como uma fonte de energia para a produção de bactérias benéficas do nosso intestino. Sabemos que no nosso intestino temos a flora intestinal, que é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão e absorção de alimentos, também atuando na barreira de outras doenças. Essas bactérias são responsáveis pelo equilíbrio da microbiota intestinal e são chamados de probióticos. Encontrada também na banana verde.

Desta forma, o consumo de banana verde auxilia na função intestinal , atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, brigadeiros, biscoitos, pães e outras massas como sorvete. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. Também é uma alternativa saudável como espessante de molhos, já que não altera o sabor da preparação.

O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como preparar a biomassa:

RECEITA DE BIOMASSA

Ingredientes:

1 cacho de banana VERDE

Água

1 limão

Modo de fazer:

Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e deixe ferver.

Quando chegar ao ponto de fervura, coloque as bananas com casca higienizadas, tomando o cuidado para nenhuma parte da polpa estar aparecendo.

Assim que a panela começar a fazer pressão, espere mais dez minutos e desligue o fogo.

Não acelere o processo de resfriamento da panela, como, por exemplo, colocá-la sob água fria. Deixe esfriar naturalmente.

Após o esfriamento e, saída de toda pressão, tire as cascas da banana e bata a polpa no liquidificar ou em uma centrífuga até virar uma pasta.

É essencial que a polpa seja liquidificada ainda quente, caso contrário ela irá endurecer e não vamos conseguir o ponto de pasta.

Acrescente gotas de limão para não escurecer a biomassa.

VALIDADE:

Na geladeira ela possui validade de uma semana.

Caso opte por congelar, escolha embalagens de vidro temperado ou forminhas de gelo de silicone. No freezer possui validade de três meses.

OBS: Sabe aquele suco verde de todos os dias… detox de couve?? Que tal adicionar também a banana verde? Bem interessante!!

Autora: nutri Iolande Aardoom

One thought on “O QUE É QUE A BANANA VERDE TEM??

Deixe uma resposta