Mastigue e… emagreça?

Quantas vezes você mastiga o alimento??? Ou… nunca pensou nisso??

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Na correria cotidiana, não temos tempo pra mais nada… temos que nos desdobrar, fazer a coisa acontecer, resolver problemas e ainda cuidar das refeições… “Ah, pode ser um lanche rápido, ou mesmo o jantar no sofazão com a TV ligada, pois não dá pra perder as principais notícias, ou aquela novela…” Mas espera ai!! Nessa correria você lembra do que comeu??? E mais, quantas vezes você MASTIGOU???

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Em todo o processo da alimentação, a mastigação tem um papel suuuper importante!!!. A digestão inicia na boca, onde os alimentos são triturados e misturados a enzimas presentes na saliva, tornando o alimento mastigado em uma massa macia ou o “bolo alimentar”. A saliva faz com que o bolo alimentar fique escorregadio, tornando mais fácil de ser engolido. O bolo alimentar chega no estômago, onde o ácido clorídrico é liberado, quebrando moléculas dos alimentos grandes em menores, e  a liquefação do bolo alimentar. Daqui por diante existe todo um processo de absorção dos micronutrientes, sim, eu falei micronutrientes. Voltando ao processo de mastigação… quantas vezes você mastiga seu alimento??? É bom lembrar que o nosso estômago NÂO TEM DENTES!!!

A mastigação inadequada pode levar a uma série de problemas no aparelho digestivo, como gastrite, dispepsias, úlcera, duodenites e doenças de refluxo. Isso porque quando engolimos pedaços grandes e mal mastigados de comida, o estômago tem que fazer um maior esforço para triturá-los e digeri-los.

Se muitas vezes nem prestamos atenção no que estamos engolindo, quanto mais em como degustar os alimentos. A mastigação torna-se automática, acelerada, sem que se perceba os sabores e as texturas do alimento. Aí, a qualidade dos nutrientes e a mastigação ficam capengas. “Alimentos mal mastigados são mal aproveitados pelo organismo”, diz a nutricionista Paula Ribeiro, autora do livro Comer Bem! Como? Para promover uma absorção de nutrientes de forma satisfatória é preciso auxiliar o tubo digestivo a produzir mais enzimas e movimentos intensos. E isso se faz com mastigação adequada e longa. Sem contar que a pressa contribui para o estresse como um todo.

Devemos mastigar o alimento pelo menos de 30 a 50 vezes, isso mesmo de 30 a 50 vezes!!! Claro depende também da textura do alimento, alimentos semi-sólidos, requerem menos tempo de mastigação.

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Mastigar adequadamente é também um grande aliado para a perda de peso. Um dos principais motivos é simplesmente que, quando se come lentamente, come-se menos. A explicação para isso é que mastigar várias vezes e em ritmo lento contribui para que o organismo sinta-se saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida. Saiba que : O nosso organismo leva cerca de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.

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Que tal fazer algumas mudanças em sua casa? Sentar-se à mesa com a família pelo menos uma vez por dia, em um ambiente acolhedor, sem brigas e discussões. As crianças sempre estão muito atentas às ações dos pais…observam o que eles estão comendo, e acabam aumentando o repertório de alimentos, desenvolvendo cada vez mais uma relação saudável com a comida, e mais…MASTIGANDO bem os alimentos!!!

Autora: Iolande Aardoom.

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