O Ovo Nosso de cada dia!

ovo nosso

Além de deliciosos, ovos são uma fonte barata de proteínas e vários nutrientes. Para selecionar os ovos no mercado ou diretamente do produtor, você deve fazer uma análise do seu estado.

Os ovos devem estar adequadamente embalados e rotulados, com a casca íntegra e sem sujidades aparentes e dentro dos prazos de validade. Ovo trincado não pode!!

É recomendada a refrigeração entre 4 a 7°C, para evitar a proliferação de microrganismos como Salmonella spp. Quando os ovos vierem na embalagem de papelão é interessante substituir o mesmo por caixas de plástico com tampa e colocar a data de validade na mesma.

O ovo deve ser lavado somente na hora que for usá-lo, pois o mesmo tem uma película externa de proteção que ao lavar e guardar na geladeira você acaba expondo-o a uma contaminação.

 

Curiosidades sobre o ovo

ovos ovos coloridos

Porque existem ovos brancos ou vermelhos?

Essa diferença de cor existe devido à linhagem das galinhas. Galinhas brancas botam ovos brancos e galinhas coloridas botam ovos marrons, avermelhados e até azuis. Quanto ao valor nutritivo do ovo não está relacionada com a cor da casca. O que pode influenciar no valor nutritivo do ovo é a dieta da galinha.

Ovo fresco X Ovo velho

Para saber se o ovo realmente é fresco, basta colocar um ovo em uma jarra de água com um pouco de sal, se o ovo ficar no fundo da jarra é porque ele está fresco. Outra forma de saber se o ovo é fresco: ao chacoalhar o mesmo, o conteúdo não deve se mover.

Durante uma preparação, dá para observar o frescor do alimento de acordo com a área ocupada. O ovo fresco se espalha pouco, formando um pequeno diâmetro. Já o velho ocupa uma área grande. E quando a gema se desfaz o ovo já esta muito velho.

O ovo nunca deve se guardado na porta da geladeira, devido a oscilação de temperatura, podendo aumentar a temperatura interna do ovo, e dando oportunidade a proliferação da Salmonela spp. Também pelo impacto da porta os ovos estão mais vulneráveis à rachaduras.

Custo do Ovo

O ovo vermelho é mais caro do que o ovo branco porque as galinhas que o botam são maiores e necessitam de melhor alimentação. Esse “custo extra” é compensado na hora da venda dos ovos.

E o ovo caipira?

caipira

O Ovo caipira quanto a sua composição nutricional, ela é basicamente igual aos outros ovos, o que muda é o aumento da concentração do betacaroteno, sendo ela 5 vezes maior do que os outros ovos. Por isso a gema é bem mais amarelinha.

O sabor do ovo caipira é diferenciado. As galinhas caipiras tem uma alimentação bem mais variada, sendo que essas aves também não ingerem substâncias para crescimento e antibióticos.

FIQUE DE OLHO: 

Evite consumir ovos crus ou mal cozidos. A temperatura de cozimento é o meio mais seguro de eliminar possíveis contaminações. Se for utilizá-los crus ou pouco cozidos, em preparações como glacês, ovos nevados, gemadas, maioneses, por exemplo, redobre os cuidados com a higienização antes de abri-los. Além de lavar cuidadosamente, mergulhe-os em solução de hipoclorito (1 colher de água sanitária para 1 litro de água) por cerca de 15 minutos.

INFORMAÇÃO CALÓRICA DO OVO – de 50 a 55 gr

Ovo cozido – 71,10 Kcal
Clara cozida – 15,30 Kcal
Gema crua – 52,80 Kcal
Ovo frito – 105,00 Kcal
Ovo mexido – 87,75 Kcal
Omelete – 110,50 Kcal
Ovo de codorna – (10g) = 15,60 Kcal

Nutricionista Iolande Aardoom – CRN 6183

Deixe uma resposta