DESINFECÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

verduras 11

Vai servir uma saladinha para a família na hora do almoço? Ou oferecer uma maçã para seu filho? Então lembre-se de higienizar antes as frutas, legumes e hortaliças que serão consumidos crus.

          ATENÇÃO: A higienização também deve ser feita para as frutas que serão consumidas sem casca (laranja, manga, abacaxi, mamão e etc.). Isto porque ao realizar o corte da casca, os microrganismos da casca são carregados para dentro da fruta através da faca.

          HIGIENIZAR significa LAVAR + DESINFETAR. Fazendo isso de forma correta, você estará eliminando parasitas e micróbios patogênicos dos alimentos (invisíveis a olho nu). Lavando com água você retira somente a sujeira “aparente”…

Segue o passo a passo da higienização dos alimentos:

1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas.

2) Lave em água corrente vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e frutas e legumes um a um. Nesta etapa, você elimina larvas, insetos, parasitas, sujeira e parte do agrotóxico.

3) Para eliminar as bactérias e outros microrganismos, faça a etapa de DESINFECÇÃO com hipoclorito de sódio (água sanitária). Deixar de molho por 15 minutos numa solução clorada =  utilizar 1 colher de sopa rasa de Hipoclorito de Sódio (água sanitária) com concentração entre 2,0 e 2,5%  para cada 1 Litro de água. Verifique a embalagem de água sanitária para saber se a concentração é a mesma mencionada acima e se pode ser utilizada para os alimentos. Existem algumas marcas de água sanitária que possuem perfume e não devem ser utilizados na desinfecção. No mercado já encontramos produtos específicos para a desinfecção dos alimentos no setor de hortifutris (Ex: Pury Vitta – ½ tampa para cada 1 litro de água, deixando 5 minutos e molho nessa solução para depois realizar novo enxague).

4) Enxaguar em água corrente vegetais folhosos folha a folha e frutas e legumes um a um para retirar todo o cloro.

5) Corte os alimentos e monte os pratos com as mãos e utensílios bem lavados.

6) Mantenha sob refrigeração até a hora de servir!  Bom apetite!!

colagem verduras

 

Autora: Karen Dykstra Carmona

 

 

Deixe uma resposta