Couve: uma excelente opção para fazer uma DETOX!!!

Imagem

  O suco de couve é um ótimo desintoxicante para o organismo, ajudando a eliminar tudo que faz mal e ao mesmo tempo sendo fonte de vitaminas e minerais. Além disso, a couve também ajuda a emagrecer…

O que a couve tem?

A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas (deve-se consumir couve com vinagre antes de ingerir álcool. Alguns países inclusive utilizam a couve como aperitivo em bares!) , aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

A couve é um produto muito acessível e seu custo não é elevado; é de fácil manejo e pode ser plantada durante todo o ano. Pode ser encontrada em hortas de pequeno, médio ou grande porte. Sua procura no mercado (feiras, supermercados e hortifrútis, por exemplo) é grande devido aos ricos valores nutricionais, sendo que também pode ser utilizada com fins medicinais. A couve também pode ser combinada com vários tipos de pratos culinários.

 Como a durabilidade da couve é pequena, o ideal é preparar cubos de couve concentrada congelada para usar posteriormente.

Polpa de Couve:

Coloque no liquidificador ou na centrífuga um maço inteiro (inclusive os talos) de couve bem lavada e higienizada, de preferência, orgânica.

Acrescente um pouco de água filtrada e bata até formar um caldo grosso.

Distribua em formas de gelo e coloque no freezer.

Depois de congelar, proteja a fôrma com filme plástico.

Use um ou dois cubos de couve congelada por dia para preparar seu suco. Bata ou deixe dissolver no suco de sua preferência e acrescente limão, laranja, maracujá, carambola, gengibre.

 Imagem

Alguma opções de suco: mas você pode criar o seu…

Couve com limão:
Ingredientes:

  • ½ limão;
  • 1 folha de couve;
  • 1 copo de água (aproximadamente 180 ou 200 ml).

Modo de preparo:
Coloque a metade do limão juntamente com a folha de couve no liquidificador e vá acrescentando água ao poucos. Quando o suco estiver numa textura e cor uniforme, estará pronto.

Couve com laranja (forte):

Ingredientes:

  • 2 cubos de polpas de couve;
  • 1 copo de suco de laranja.

Modo de preparo:
É só acrescentar as folhas e o suco no liquidificador e bater ao mesmo tempo até formar uma mistura homogênea.

Couve com laranja (fraco):

Ingredientes:

  • 2 cubos de polpa de couve;
  • ½ copo de suco de laranja;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar um líquido com cor uniforme.

Nutricionista: Iolande Aardoom

One thought on “Couve: uma excelente opção para fazer uma DETOX!!!

  1. …reconheci a maozinha da Evelyn ai…kkkk….Couve todos os dias…já esta na minha rotina…adorei!!!quero mais receitinhas faceis como esta….

Deixe uma resposta