Receita de molho para Gratinados – Molho Mornay

Chegando a hora de preparar a ceia e você com bloqueio mental do que preparar?? Vamos ao longo  dos próximos 2 dias enviar algumas receitas que são muuuiiitoooo gostosas para incrementar a sua ceia. Infelizmente não são exatamente light, mas tudo que consumido com parcimônia pode ser apreciado!!

A receita é para fazer pratos gratinados. Na nossa ceia, vou preparar Conchiglione de Abobora e de Figo e vou usar esse molho para ambos os pratos, mas esse molho também é delicioso para legumes, batatas gratinadas (com um pouco de tomilho o prato fica divino),  peixes gratinados, massas, frango e até para risoto!

Para fazer o molho MORNAY, primeiro precisamos fazer a base, com o molho BECHAMEL.

 

RECEITA PARA MOLHO BECHAMEL

Ingredientes:

1 litro de leite

100g de manteiga

100g de farinha de trigo

Sal e noz moscada a gosto (a noz moscada considero obrigatória nessa receita, porque dá um toque muito especial!!).

Modo de preparo:

Numa panela em fogo baixo, levar a manteiga e a farinha de trigo para formar um roux branco (mistura homogenea de manteiga e farinha – não pode ficar tipo farofa e nem muito escorrido).

Acrescentar o leite frio as poucos, misturando de preferencia com um fuet. Cozinhar até obter uma consistencia cremosa e o molho levantar fervura. Desligar a panela e temperar com o sal e noz moscada.

 

RECEITA DE MOLHO MORNAY

Ingredientes:

2 litros de molho BECHAMEL

200g de Queijo Gruyere

700g de creme de leite (tipo nata)

7 gemas

Sal e noz moscada a gosto

Pimenta do reino branca moída na hora (pode ser da preta também)… ou uma mistura dos dois!!!

Modo de preparo:

Bater as gemas lentamente e reservar. Levar ao fogo o molho bechamel, e acrescentar as gemas, mexendo até ferver. Retirar do fogo e adicionar o queijo Gruyere. Temperar a gosto com sal, pimenta do reino e noz moscada. Acrescentar o creme de leite, misturando lentamente.

Feito o molho, acrescente aos demais ingredientes da sua receita, polvilhe parmesão ralado (de preferencia ralado na hora) e leve ao forno até dourar!!

Hummm……

Autora: Karen Dykstra Carmona

Receita do curso de Chef de Cuisine Centro Europeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *