OLHA A ÁGUA-DE-COCO, MINHA GENTE!!

POR QUE O CALOR NOS FAZ TER SEDE?

sede

A sede é um sinal de desidratação. A desidratação ocorre quando o corpo perde mais água do que a água ingerida. Por vezes é acompanhada de alterações no equilíbrio dos sais minerais e eletrólitos do corpo – sobretudo alterações nas concentrações de sódio e potássio.

Os sintomas de desidratação leve são: dores de cabeça, fraqueza, tontura e fadiga, e geralmente provoca cansaço e sonolência. Eis que está explicada a minha incapacidade de trabalhar em dias muito quentes! Rs

Sintomas de desidratação moderada: secura da boa, pouco ou nenhum volume de urina, moleza, batimento cardíaco acelerado e falta de elasticidade da pele. E os sintomas de desidratação grave: sede extrema, falta de volume de urina, respiração rápida, estado mental alterado, pele fria e úmida. Neste caso, procure atendimento médico imediatamente.

O calor faz com que o nosso corpo transpire. Algumas pessoas sofrem mais com isso do que outras (infelizmente!!).

imagem do site: educacaoemdiabetes.com.br

O suor (transpiração) é o mecanismo usado pelo corpo para se resfriar em condições de calor, umidade e atividade física. A umidade pode desidratar mais do que o calor, uma vez que o suor do corpo forma gotas em vez de se evaporar, não produzindo por isso a eliminação do calor do corpo. Roupa pesada também limita a evaporação do suor, o que significa que o calor corporal não se dissipa e por isso o corpo perde ainda mais água.

Diariamente precisamos repor aproximadamente 2 a 3 litros de água uma vez que perdemos água ao respirar, urinar, defecar e transpirar.

Imagem do site: revistacrescer.globo.com

A ÁGUA DE COCO

Imagem do site: www.montarumnegocio.com

Uma opção interessante para enfrentar o calor e prevenir a desidratação é a ingestão de ÁGUA DE COCO.

A água de coco tem em sua composição básica: 93% de água, 5% de açucares, além de proteínas, vitaminas e sais mineirais, sendo uma bebida leve, refrescante e pouco calórica = 20 calorias/100ml. Mas atenção, não confunda pouco calórica como “liberado para consumo excessivo”!

A água de coco está super indicada para reidratação após o exercício físico. Além de reidratante, apresenta algumas vantagens em relação as bebidas a base de carboidratos e eletrólitos, sendo suficientemente adocicada, não causa náusea, não apresenta sensação de abundancia ou desordem no estomago, além de ser facilmente consumida em grande quantidade (Saat et al, 2002 apud in CARVALHO et al, 2006).

ÁGUA DE COCO IN NATURA OU ENVASADA??

A água de coco IN NATURA  é a bebida não diluída e não fermentada e não foi submetida a nenhum processo físico ou químico e se destina ao consumo imediato.

A água de coco ENVASADA é obtida a partir de processos tecnológicos que preservam, tanto quanto possível, as características naturais da bebida. Podem ser feitas “correções” dos parâmetros como sólidos solúveis e acidez, podendo-se também usar ADITIVOS que prolongam a vida de prateleira. Ou seja, durante o processamento, elimina-se alguns elementos nutritivos e o altera-se o sabor da agua de coco.

A agua de coco in natura tem suas propriedades funcionais mantidas e por isso o seu consumo deve ser priorizado. Mas muita atenção na forma em que a agua de coco é extraída. Verifique as condições do local, a higiene do equipamento, o local onde os cocos estão armazenados (preocupe-se caso os cocos estejam em caixas de isopor emboloradas), o asseio do manipulador. De nada adianta tomar água de coco pensando em saúde enquanto a mesma possa ser veículo de doença (contaminado com bactérias)!

VOCÊ SABIA?

  • A água de coco verde pode ser utilizada em situações emergenciais, onde não há possibilidade de atendimento hospitalar, como fluido de hidratação intravenosa (PETROIANU et al, 2004 apud in CARVALHO et al, 2006).
  • A água de coco apresenta propriedades antioxidantes (na agua de coco IN NATURA).
  • Protege o fígado.
  • Na medicina, a agua de coco pode ser usada como conservante de órgãos a serem transplantados e como membrana para queimaduras; na veterinária, como diluente em processos de inseminação artificial; na agroindústria, como conservante de vacinas para as aves. Seus efeitos curativos devem-se, principalmente, ao magnésio.

A água de coco é uma bebida natural com inúmeras propriedades. Sempre que possível, substitua sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas por água de coco in natura! Um brinde a saúde!!

Autora: Karen Dykstra Carmona

Referencias:

COSTA, L.M.C.; MAIA, G.A.; COSTA, J.M.C.; FIGUEIREDO, R.W. Avaliação de água-de-coco obtida por diferentes métodos de conservação. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000600019&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 de outubro de 2014.

CARVALHO, J. M. et al. Água de coco: propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Semina: Ciencias Agrárias, Londrina, v.27, n.3, p.437-452, jul./set. 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *