Fruta podre: retire antes que seja tarde demais…..!!!

Uma fruteira cheia…. hummm uma delicia! Mas quando uma das frutas está começando a apodrecer… retire imediatamente da fruteira para impedir que o restante das frutas apodreçam também!!!

frutas iolande

Você sabe por quê isso acontece?

Após serem colhidas, as frutas continuam amadurecendo, e com isso, suas células ainda sofrem trocas gasosas. A fruta mais madura libera uma substância que inicia uma reação química que converte o amido da fruta em açúcar, tornando-a mais doce. Essa substância chama-se etileno. O etileno ao ser liberado pela fruta madura induz o amadurecimento de outra nas proximidades. Além disso, quando um fruto é danificado e tem seu interior exposto, ele está mais suscetível à ataques de fungos e bactérias.  Quando isso acontece, os fungos ou bactérias se espalham para os outros frutos que estão próximos.

As frutas que produzem mais etileno, por isso induzem um amadurecimento mais rápido de frutas próximas são as maçãs, pêras, melões, pêssegos e as bananas.

Manter frutas, legumes e verduras na geladeira retarda o processo de amadurecimento e automaticamente, o apodrecimento desses alimentos.

DICA: Se quiser acelerar o amadurecimento do tomate e banana em sua própria casa, basta colocá-los em um recipiente fechado. Estes frutos exalam etileno quando estão maduros, abafando-os você evita que o etileno gasoso escape e fique retido no recipiente e acelere o processo de maturação das frutas verdes.

Autora: Iolande Aardoom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *