Quem tem diabetes pode comer frutas?

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… é uma pergunta que diabéticos fazem, posso consumir frutas? Todas? Afinal, frutas contêm açúcares e por vezes em quantidades significativas. Por outro lado, são fontes de vitaminas, e dessas eu preciso.

Frutas de fato contêm açúcares como frutose, sacarose e glicose. Por outro lado, também são fontes de fibras e de outros polissacarídeos. E esses em boa parte contrabalanceiam os açúcares, diminuindo a sua absorção.

A princípio todas as frutas in natura podem ser consumidas, porém apenas 2 porções diárias são permitidas, de preferência com a casca, como: maçã, pera, caqui, etc…e com o bagaço como: laranja, poncan, mirtilho, amora, uva etc…. É importante ressaltar que não é indicada a ingestão de duas frutas de uma só vez. É interessante consumir a fruta, logo após o café da manha e almoço ou jantar. Caso queira consumir uma fruta no lanche, consuma-o com um biscoito integral, ou com uma oleaginosa, como as castanhas, porque limita o aumento da glicose.

E o suco da fruta?  

Imagem do site: bemnutri.com.br
Imagem do site: bemnutri.com.br

O problema dos sucos, é que eles têm muito menos fibras em relação a frutas inteiras, podendo rapidamente elevar a absorção do açúcar, gerando picos que podem ser prejudiciais à saúde. Se fizer questão de tomar um suco na hora do almoço, tome um suco acrescentando fibras ao suco, como uma folha de couve, banana verde (veja a receita no blog), linhaça, chia ou outros grãos.

Frutas secas  

Imagem do site: blog.tribunadonorte.com.br
Imagem do site: blog.tribunadonorte.com.br

Como a água foi retirada do alimento, elas têm mais nutrientes e açúcar concentrados, sendo que 30 g de frutas secas equivalem a uma fruta inteira. A frutose concentrada nas frutas secas tem o mesmo efeito de qualquer açúcar, eleva a glicemia, por isso o consumo deve ser moderado. Prefira as frutas com mais fibras como, as ameixas pretas, damasco, uvas passas.

Evite: Frutas em caldas, enlatadas e sucos com adição de açúcar.

Lembrete:

  • O consumo de frutas deve ser variado e diário, seguindo a mesma regra da alimentação balanceada. Quanto mais colorido o cardápio, melhor.
  • Fracionar as refeições em 6 vezes ao dia sendo dividido em: café da manhã/ lanche da manhã/ almoço/ lanche da tarde/ jantar e ceia, importante não dar intervalo de mais de 3h. Evitando assim picos glicêmicos.

Autora: Iolande Aardoom

 

Referências:

Revista para Diabéticos: Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD Manual de Nutrição, Pessoa com Diabetes. Efeitos do índice glicêmico no tratamento a longo prazo do diabetes tipo 2.

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